;

.

" JOÃO BATISTA - O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO PACTO - 8º LIÇÃO


JOÃO BATISTA - O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO PACTO

Lição 8 - 22/08/2010

Texto Áureo: Lc 16.16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Leitura Bíblica em Classe: Mateus 11.7-15

QUEM FOI O PROFETA JOÃO BATISTA?


1.FOI A VOZ QUE CLAMOU NO DESERTO COM OUSADIA


* JOÃO um profeta investido de uma grande missão - Mateus 11:7 Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? João 1.7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

* JOÃO não era uma simples referência de curiosidade - Mateus 11:8 Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Marcos 1.6 E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.

* JOÃO não era para ser visto como mais um profeta - Mateus 11:9 Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. João 1.6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

2. FOI O ARAUTO QUE PREPAROU A ENTRADA DO REI

* É o profeta identificado como o precursor do Messias - Mateus 11:10 Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. - Marcos 1.3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

* Ele preparou o cenário para o personagem principal - Mateus 11:11 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. João 3.30 É necessário que ele cresça e que eu diminua

* Ele despertou o povo a ter um lugar no reino de Deus - Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Marcos 1.4 Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

3. FOI O PORTA VOZ QUE ANUNCIOU O SENHOR JESUS

* É o único que fez parte no estabelecimento do reino - Mateus 11:13 Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. Mateus 17.11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

* Ele viveu e atuou segundo o Espírito e poder de Elias - Mateus 11:14 E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Mateus 17.12 Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.

* Testificou acerca de Cristo marcando o seu ministério - Mateus 11:15 Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça. Mateus 3.11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelos textos bíblic
os da lição.
.

0 comentários:

Postar um comentário