;

.

"JESUS - O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO" 9º LIÇÃO


JESUS - O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO

Lição 9 - 29 de agosto de 2010

Texto Áureo: Lucas 24.44 E disse-lhes: São estas palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos salmos.
Leitura Bíblica em Classe: Atos 3.18-26

JESUS - PREFIGURADO EM TODO ANTIGO PACTO

1. O ANTIGO PACTO FALOU DO SOFRIMENTO DE CRISTO

* Foi anunciado o castigo que sofreria pelo mundo
- Atos 3:18 mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. Isaías 50.6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

* Foi anunciado que sua morte vicária traria cura - Atos 3:19a.. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, Isaías 53.6 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

* Foi anunciado que sua presença traria refrigério  -  Atos 3.19b..a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, Isaías 14.3 E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir.

2. O ANTIGO PACTO MOSTROU CRISTO COMO SALVADOR

* Foi declarado que ansiar sua vinda é nosso antegozo -  Atos 3.20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. Salmo 25.5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

* Foi declarado que que viria restaurar todas as coisas - Atos 3:21 ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade. Isaías 61.1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

* Foi declarado como o profeta que deve ser ouvido - Atos 3:22 Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. Jeremias 7.23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.

3. O ANTIGO PACTO REVELOU CRISTO COMO LIBERTADOR

* Foi escrito que viria estabelecer a nova ordem das coisas - Atos 3:23 Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo. Atos 3:24 E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.

* Foi escrito na aliança abraâmica a extensão de benção  -  Atos 3:25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra. Gênesis 26.4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;

* Foi escrito que ressuscitaria como benção de salvação - Atos 3:26 Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades. Jó 19.25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
.

0 comentários:

Postar um comentário