;

.

"ANUCIANDO OUSADAMNTE A PALAVRA DE DEUS" 3º AULA


Nesta 3ª Lição do 2º trimestre/2010 alguns fatores relacionados com a pregação de Jeremias e a pregação nos dias atuais, além das condições ambientais daquela época comparadas com aos dias de hoje serão abordados.

PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO (extraídos da Lição Bíblica)

-Compreender o porquê de Jeremias ter pregado na porta do Templo.
-Explicar o que era a teologia do Templo.
-Saber que a Palavra de Deus não é para ser proclamada apenas aos incrédulos.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: Jeremias 7.1-11

JEREMIAS É CHAMADO A PREGAR NA PORTA DO TEMPLO

A porta do templo era um local estratégico para a pregação, uma vez que todos precisavam por lá passar para terem acesso às cerimônias religiosas. Deus tem sempre um lugar estratégico para que os seus pregadores, ensinadores e profetas ministrem a sua Palavra. Para Jeremias foi a porta do Templo (Jr 7.2), para Elias o monte Carmelo (1 Rs 18.17-40), para João Batista o deserto (Mt 3.1-12), para Paulo, as sinagogas judaicas (Atos 13.5; 17.1, 10, 17ss). Qual é o lugar estratégico onde Deus te colocou para proclamar a sua Palavra à uma geração "evangélica" que se afasta de sua vontade?

Como já vimos na lição anterior, a corrupção moral e espiritual da nação era generalizada (Jr 1.18-19). A mensagem que o povo precisava ouvir era a mesma para os reis, príncipes e sacerdotes.

Somente reis, príncipes e sacerdotes vivendo em santidade e em obediência à palavra do Senhor poderiam conduzir a nação nestes objetivos e ideais. Apenas pastores e líderes santos poderão proclamar a palavra de Deus com unção, ousadia e autoridade.

JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

O Templo tinha tornado-se uma espécie de talismã nos dias de Jeremias. A lógica era a seguinte: o templo representava o cuidado de Deus pelo seu povo (1 Rs 9.1-3). Dessa forma eles se sentiam indestrutíveis, pois acreditavam que a simples presença do Templo era garantia plena de segurança. Um indivíduo ou um povo em condição de apostasia geralmente negligencia alguns aspectos da Palavra de Deus. No mesmo texto de 1 Reis havia sérias advertências por eles negligenciadas (v. 4-9).

Nos dias atuais temos algumas idéias distorcidas acerca da proteção e aprovação de Deus para com as nossas atitudes, crenças e postura. Por exemplo:

- Se a obra está crescendo é sinal que Deus está aprovando o trabalho. Já vi obras crescerem nas mãos de líderes corruptos, opressores e adúlteros. Pode ter certeza que tal crescimento não aprovava, nem aprova a condutas de tais líderes. A obra cresce porque a Palavra é de Deus, a obra é de Deus e o povo é de Deus. A lógica de Gamaliel nem sempre funciona (At 5.33-39), ou seja, a destruição ou falência daquilo que aparentemente é de Deus não acontece do dia para noite. Tais obras poderão perdurar até a volta de Jesus. Um exemplo disso são as falsas religiões que dizem ser de Deus.

- Se o pregador fala muita língua, ou se a irmã ou irmão profetizam muito, é sinal que eles são espirituais e santos. Nem sempre. Há também muita gente "desmantelada" profetizando e pregando por este Brasil afora. Na igreja aparentam ser uma benção, mas em casa e na vida privada são um verdadeiro terror e vergonha.

Deus não tem compromisso, assim como na teologia do Templo, com o aparente. Deus vê o coração e as intenções (1 Sm 16.7; Hb 4.12).

Na teologia do Templo nos dias atuais, temos também a falsa idéia de que a imponência, o luxo e o tamanho dos templos manifestam a aprovação de Deus sobre este ou aquele ministério. É peciso saber diferenciar as coisas.

A LIÇÃO DE SILÓ

Precisamos aprender as lições do passado. A desobediência sempre promoverá as devidas consequências. O comentarista da lição enfatiza neste ponto o problema das teologias modernas, onde dentre as quais, no meu entendimento, a que mais tem achado guarida no meio assembleiano é a Teologia da Prosperidade, uma distorção da verdadeira prosperidade bíblica, pregada e defendida abertamente por pastores e líderes, inclusive de grande influência e ocupantes de cargos do alto escalão assembleiano.

Os "arranjos" homiléticos e litúrgico citados neste ponto dizem respeito àquilo que se tornou atualmente "caricatura" de pregação, sofismas e show de auditório. Nos cultos, se apela para tudo, com a falsa idéia mercadológica da satisfação ao cliente.

O perigo de nossos triunfos é também tratado, como um alerta para aqueles que crescem tanto, conquistam tantas coisas, ao ponto de tornarem-se auto-confiantes, arrogantes e presunçosos, se achando acima da média e da crítica.

Que o Senhor nos ajude!

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Utilize a orientação pedagógica da Lição Bíblica.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.

5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- A Sedução das Novas Teologias, CPAD.
- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.
- Conheça melhor o Antigo Testamento, VIDA.
- Erros que os pregadores devem evitar, CPAD.
- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.

Boa Aula.


Fonte: Altair Germano
.

1 comentários:

Unknown disse...

Quando enfrentamos lutas difíceis e quando as
nossas forças parecem insuficientes para vencê-las,
a melhor direção a tomar é buscar a direção de Deus.
O SENHOR jamais perdeu uma luta e
seguros estamos em Suas mãos.
Todas as coisas cooperam para o
nosso bem e edificação espiritual.
A nossa vida é muito mais tranqüila e vitoriosa
quando entregamos nas mãos do Senhor Jesus,
todas as nossas principais decisões.
Quando oramos por aqueles que nos perseguem e
quando amamos os que sem causa se levantam
contra nossas vidas, amontoamos
brasas vivas sobre as nossas cabeças.
Põe a tua confiança em DEUS e
não tenha medo das adversidades.

Deus Te Abençõe!!

Diacono Sergio Christino

Postar um comentário