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"CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR" 4º LIÇÃO


A 4ª Lição do 2º trimestre/2010 trata da necessidade do choro, do quebrantamento, da sensiblidade ante às calamidades, misérias espirituais e morais do povo de Deus.

PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO (Extraídos da Lição Bíblica-CPAD)

-Explicar o porquê do lamento de Jeremias.
-Compreender o porque de Jeremias querer o isolamento .
-Conscientizar-se de que é chegado o momento do povo de Deus lamentar em favor das nações.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: Jeremias 9.1-3, 5-9

O LAMENTO DE JEREMIASTodo verdadeiro profeta e homem de Deus é sensível às necessidades vivenciadas pelas pessoas e povos. Um homem de Deus é um homem de lágrimas. Chorar faz parte do cotidiano de quem sente e percebe claramente os dramas existenciais, a dor, a miséria, a crise, a loucura alheia, a nossa própria condição. Nestes termos temos vários exemplos, alguns já citados na lição:

- O choro de José (Gn 42.24; 43.30; 45.1-3; 46.29)
- O choro de Neemias (Ne 1.1-4;)
- O choro de Jó (16.16)
- O choro dos exilados (Sl 137.1)
- O choro de Jeremias (Jr 9.1; 13.17; Lm 1.16; 2.11)
- O lamento de Oséias (Os 4.6)
- O lamento de Paulo (Gl 3.1; 4.19)
- O lamento de Jesus (Mt 23.39)

A possibilidade do lamento e do choro está em levantar os olhos e contemplar o próximo, ver e sentir as coisas do ponto de vista de Deus.

A SOLIDÃO DE JEREMIAS

A solidão é uma condição bastante comum na vida de líderes. A buscar por estar só é uma necessidade para aqueles que carregam o fardo da liderança (2 Co 11.28), que estão envolvidos diretamente com vidas e conflitos interpessoais, morais e espirituais. A solidão poder servir como escape, contemplação, renovo, reflexão, oração etc. Observemos alguns exemplos de líderes que buscaram a solidão como escape para as suas tensões e pressões:

- Abraão (Gn 15.1-6)
- Davi (Sl 25.16-21)
- Jeremias (Jr 9.2)
- Daniel (Dn 6.10)
- Jesus (Mc 1.35-37; Mt 14.23; 26.31-39)

Sobre a solidão na liderança escreveu Lorena Lacerda:"Na solidão, quando não sabemos o que realmente devemos dizer ou fazer, temos uma excelente oportunidade para observar, ouvir, refletir e daí sim encontrar as melhores respostas que precisamos para continuar com a segurança de se estar no caminho certo para encontrar as melhores soluções".

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS À LAMENTAR

Se você acha que não tem pelo que lamentar em relação a atual condição da igreja, observe algumas questões levantadas na lição (e outras não levantadas):

- A falta do genuíno ensino da Palavra;
- A baixa qualidade e distorções doutrinárias na música dita evangélica (gospel);
- As mensagens sem conteúdos genuinamente bíblico, apelativas, artísticas e mecânicas;
- Os mercenários de plantão com títulos de pregrador, ensinador e pastor. Só visam os lucros e ganhos de suas práticas profissionais que chamam descaradamente de "meu ministério";
- A falta de unidade das lideranças nacionais, ao ponto de não conseguirem nem fazer festas juntos;
- A política eclesiástica suja que corrói como um câncer promovendo divisões, corrupção, traição, processos judiciais, vendas de almas, compra de igrejas e negociações que arrepiam e escandalizam Satanás.
- A vida imoral de líderes e liderados que não temem mais a Deus;
- A indiferença sobre a necessidade de se buscar mais ao Senhor, se arrepender e se converter dos pecados.

Será que não temos razões para o choro e o lamento?

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Discuta com a classe sobre a necessidade de nos condoermos e chorarmos com sinceridade pela atual condição de muitos e de muitas igrejas.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.

5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.
- Conheça melhor o Antigo Testamento, VIDA.
- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.



BOA AULA!

Fonte: Pr. Altair Germano
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"ANUCIANDO OUSADAMNTE A PALAVRA DE DEUS" 3º AULA


Nesta 3ª Lição do 2º trimestre/2010 alguns fatores relacionados com a pregação de Jeremias e a pregação nos dias atuais, além das condições ambientais daquela época comparadas com aos dias de hoje serão abordados.

PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO (extraídos da Lição Bíblica)

-Compreender o porquê de Jeremias ter pregado na porta do Templo.
-Explicar o que era a teologia do Templo.
-Saber que a Palavra de Deus não é para ser proclamada apenas aos incrédulos.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: Jeremias 7.1-11

JEREMIAS É CHAMADO A PREGAR NA PORTA DO TEMPLO

A porta do templo era um local estratégico para a pregação, uma vez que todos precisavam por lá passar para terem acesso às cerimônias religiosas. Deus tem sempre um lugar estratégico para que os seus pregadores, ensinadores e profetas ministrem a sua Palavra. Para Jeremias foi a porta do Templo (Jr 7.2), para Elias o monte Carmelo (1 Rs 18.17-40), para João Batista o deserto (Mt 3.1-12), para Paulo, as sinagogas judaicas (Atos 13.5; 17.1, 10, 17ss). Qual é o lugar estratégico onde Deus te colocou para proclamar a sua Palavra à uma geração "evangélica" que se afasta de sua vontade?

Como já vimos na lição anterior, a corrupção moral e espiritual da nação era generalizada (Jr 1.18-19). A mensagem que o povo precisava ouvir era a mesma para os reis, príncipes e sacerdotes.

Somente reis, príncipes e sacerdotes vivendo em santidade e em obediência à palavra do Senhor poderiam conduzir a nação nestes objetivos e ideais. Apenas pastores e líderes santos poderão proclamar a palavra de Deus com unção, ousadia e autoridade.

JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

O Templo tinha tornado-se uma espécie de talismã nos dias de Jeremias. A lógica era a seguinte: o templo representava o cuidado de Deus pelo seu povo (1 Rs 9.1-3). Dessa forma eles se sentiam indestrutíveis, pois acreditavam que a simples presença do Templo era garantia plena de segurança. Um indivíduo ou um povo em condição de apostasia geralmente negligencia alguns aspectos da Palavra de Deus. No mesmo texto de 1 Reis havia sérias advertências por eles negligenciadas (v. 4-9).

Nos dias atuais temos algumas idéias distorcidas acerca da proteção e aprovação de Deus para com as nossas atitudes, crenças e postura. Por exemplo:

- Se a obra está crescendo é sinal que Deus está aprovando o trabalho. Já vi obras crescerem nas mãos de líderes corruptos, opressores e adúlteros. Pode ter certeza que tal crescimento não aprovava, nem aprova a condutas de tais líderes. A obra cresce porque a Palavra é de Deus, a obra é de Deus e o povo é de Deus. A lógica de Gamaliel nem sempre funciona (At 5.33-39), ou seja, a destruição ou falência daquilo que aparentemente é de Deus não acontece do dia para noite. Tais obras poderão perdurar até a volta de Jesus. Um exemplo disso são as falsas religiões que dizem ser de Deus.

- Se o pregador fala muita língua, ou se a irmã ou irmão profetizam muito, é sinal que eles são espirituais e santos. Nem sempre. Há também muita gente "desmantelada" profetizando e pregando por este Brasil afora. Na igreja aparentam ser uma benção, mas em casa e na vida privada são um verdadeiro terror e vergonha.

Deus não tem compromisso, assim como na teologia do Templo, com o aparente. Deus vê o coração e as intenções (1 Sm 16.7; Hb 4.12).

Na teologia do Templo nos dias atuais, temos também a falsa idéia de que a imponência, o luxo e o tamanho dos templos manifestam a aprovação de Deus sobre este ou aquele ministério. É peciso saber diferenciar as coisas.

A LIÇÃO DE SILÓ

Precisamos aprender as lições do passado. A desobediência sempre promoverá as devidas consequências. O comentarista da lição enfatiza neste ponto o problema das teologias modernas, onde dentre as quais, no meu entendimento, a que mais tem achado guarida no meio assembleiano é a Teologia da Prosperidade, uma distorção da verdadeira prosperidade bíblica, pregada e defendida abertamente por pastores e líderes, inclusive de grande influência e ocupantes de cargos do alto escalão assembleiano.

Os "arranjos" homiléticos e litúrgico citados neste ponto dizem respeito àquilo que se tornou atualmente "caricatura" de pregação, sofismas e show de auditório. Nos cultos, se apela para tudo, com a falsa idéia mercadológica da satisfação ao cliente.

O perigo de nossos triunfos é também tratado, como um alerta para aqueles que crescem tanto, conquistam tantas coisas, ao ponto de tornarem-se auto-confiantes, arrogantes e presunçosos, se achando acima da média e da crítica.

Que o Senhor nos ajude!

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Utilize a orientação pedagógica da Lição Bíblica.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.

5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- A Sedução das Novas Teologias, CPAD.
- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.
- Conheça melhor o Antigo Testamento, VIDA.
- Erros que os pregadores devem evitar, CPAD.
- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.

Boa Aula.


Fonte: Altair Germano
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"OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL" 2º AULA

O principal tema da 2ª Lição do 2º trimestre/2010 é a "apostasia", muito bem definido na mesma. Nos deteremos em analisar algumas interessantes e verdadeiras colocações feitas sobre os efeitos da apostasia em nossas igrejas, com ênfase no segundo ponto da lição.

PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO

-Compreender alguma manifestações da apostasia em nossas igrejas.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: Jeremias 1.13

UM BRADO CONTRA A APOSTASIA

Como bem definida na Lição Bíblica como "abandono consciente e premeditado da fé", a apostasia é percebida claramente em nossas igrejas, e para expor tal fato quero me valer de alguns comentários do próprio corpo da lição em seu segundo ponto:

- Falar em nome do Senhor

"Como temos pregado a Palavra de Deus? Em nosso nome? Ou no nome de Cristo Jesus? À semelhança de Paulo, estejamos preparados a fim de expor com ousadia e integridade todo o conselho de Deus (At 20.7)."

Há dois fatos que quero considerar. O primeiro é que a Palavra de Deus, longe de ser proclamada para a glória de Deus e na autoridade do nome de Jesus, tem sido pregada para a glória de muitos pregadores e ensinadores, e na autoridade deles mesmos, com o falacioso discurso da "autoridade de profeta" e "autoridade de ungido", querendo impor medo e coagindo os ouvintes.

"Profetas" e "ungidos" quando trabalham, pregam ou ensinam em causa própria, há muito já se desviaram e perderam o direito de invocar a autoridade espiritual para legitimar suas ações e prédicas.

Autoridade espiritual não se sustenta em cargos ou títulos, mas em obedecer e em tudo honrar a Deus.

Em segundo lugar, o "Conselho de Deus" em vez de ser pregado com ousadia, tem sido pregado com técnicas de manipulação de auditório, além de levar em consideração a conveniência deste mesmo auditório ou de quem convida o pregador/ensinador/profeta.

Vou ser mais claro. Em "alguns" lugares e situações, quando certos líderes estão passando por "crises" no ministério, costumam convidar um pregador/ensinador/profeta para "meter" medo na igreja e nos obreiros locais com ameaças rídiculas e falsas de juízo divino. No final destes eventos, o nobre pregador mercenário sai feliz com o seu gordo cachê, e com a agenda certa para um próximo evento.

Em outras situações, também por conveniência, a mensagem é pregada para alegrar o auditório e satisfazer os "clientes".

- Ser autêntico e não politicamente correto

"Este é o mal que atinge muitos pregadores: a síndrome do politicamente correto. Sacrificam a genuinidade do Evangelho no altar de interesses efêmeros e abomináveis."

Esta sentença complementa o que já vimos no ítem anterior. Ser politicamente correto é adotar um discurso e postura que agrada a todos, sem se preocupar se isto vai ou não macular a genuinidade do Evangelho. É o discurso "certinho" e interesseiro.

"Assumamos nossa posição como homens de Deus. Preguemos corajosamente a sua Palavra, ainda que isto venha a custar-nos a própria vida."

Jeremias, Elias, Isaias, João Batista, Pedro, João, Paulo e tantos outros personagens bíblicos e da história estavam dispostos a correr o risco de perder a própria vida pela causa do Senhor. Já nos dias de hoje, muitos profetas, ensinadores e pregadores temem perder cargos, privilégios, salários, espaço em tribunas, púlpitos e "órgão oficiais", agendas, convites e etc. É uma verdadeira vergonha e real apostasia.

Tudo isso me faz lembras dos profetas assalariados e com lugar garantido na corte e na mesa do rei, que somente profetizavam o que o rei ou a rainha queriam ouvir (1 Rs 18.19; 22.5-28).

- Anunciar ao povo a tragédia que os rondava

"Temos falado a verdade à nossa geração?"
Muitas pregações na atualidade não falam mais em tragédias, derrotas, perdas, perseguições, aflições, dores, juízo divino, etc. A mensagem é "SÓ VITÓRIA". Trata-se de um evangelho amputado, focado apenas no triunfalismo e na Teologia da Prosperidade, distorcendo a mensagem bíblica do verdadeiro triunfo da igreja e da plena prosperidade dos crentes.

A verdade só é falada em nossa geração, quando assim acontece, para os chamados "pequenos". Para Jeremias o Senhor disse:

"Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar." (Jr 1.18-19)

Que o Senhor nos livre da covardia e da apostasia!

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Faça um debate sobre a qualidade das mensagens e dos pregadores, ensinadores e profetas nos dias de hoje, e das implicações desta realidade no contexto geral da apostasia.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.

5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.
- Conheça melhor o Antigo Testamento, VIDA.
- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.


Que o Senhor use poderosamente os professores/profetas para esta geração!


Boa Aula!
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IMAGENS DA PEÇA TEATRAL "TUDO POR VOCÊ"

Essas são imagens ineditas da peça teatral que foi realizada no domingo dia 04 de abril no culto de santa ceia do senhor Jesus, que deu vida aos ultimos momentos de Jesus antes da Crucificação e Ressurreição.

Jesus no Getsêmani - Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discipulos: Assentai-vos aqui em quanto vou além Orar. V. 39 E, indo um pouco adiante, prostou-se sobre seu rosto, orando e dizendo: Meu pai, se é possivel, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mais como tu queres. Mt 26. 36 e 39.

Mt 26:46 - Levaitai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

Jesus é Preso Mt 26 55:56 - Então disse Jesus á multidão: Saíste, como para salteador, com espadas e porretes, para me prender? todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendeste. V 56 - Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as Escrituras dos profetas. Então todos os discipulos deixando-o fugiram.

Jesus perante o Sinedrio Mt 26:57 - E os que prenderam Jesus o conduziram á casa de Caifáis, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos. Jesus perante Pilatos Mt 27. v 11-12 - E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o reidos judeus? E disse-lhe Jesus tu o dizes.V12 - E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
Jesus perante Herodes Lc 23 7-9 - E sabendo que era da Jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que tambem naqueles dias, estava em Jerusalem. V8 - E Herodes quando viu a Jesus, alegrou-se muito, porque havia muito que desejava ve-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal. V9 - E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada le respondia. Lc 23 11-15 - E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos. V12 - E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro. V13 - E, convocando Pilatos os principais dos sacerdotes, e os magistrados, e o povo, Disse-lhes: V14 - Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem. V15 - Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte. Lc 23 16-21 - Castigá-lo-ei, pois, e soltá-lo-ei. V17 - E era-lhe necessário soltar-lhes um pela ocasião da festa. V18 - Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. V19 - Barrabás fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio. V20 - Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus. V21 - Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o!
A Crucificação Lc 23:35 - E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. Lc 23 36-38 - E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. V37 - E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. V38 - E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. Lc 23 44-45 - E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona. V45 - escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. Lc 23 46-47 - E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. V47 - E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo. Lc 23 50-53 - E eis que um homem por nome José, senador, homem de bem e justo, V51 - Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de Deus; V52 - Esse, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Jesus. V53 - E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto. Lc 24 1-8 - E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.V2 - E acharam a pedra revolvida do sepulcro. V3 - E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. V4 - E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. V5 - E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? V6 - Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, V7 - Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. V8 - E lembraram-se das suas palavras.Mt 28 8-10 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. V9 - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. V10 - Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.No final da peça teatral, o Presbítero Izaquiel fez um apelo para aos demais ouvintes da palavra de Deus que estavam presente, para uma reconciliação ou até mesmo aceitarem Jesus como seu unico suficiente salvador, e tivemos um previlegio de uma alma para Jesus.
Venha conhecer nossa igreja, você e nosso convidado especial!!!!

Postado por Presbítero Andrei Ricardo.
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PEÇA TEATRAL TEMA: " TUDO POR VOCÊ" NESTE DOMINGO


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"JEREMIAS O PROFETA DA ESPERANÇA" 1º LIÇÃO (PLANO DE AULA)

A primeira lição do 2º trimestre de 2010, que tem por título "Jeremias, o profeta da esperança", precisa ser trabalhada pelo professor no sentido de projetar o aluno para a época do profeta, levando-o a conhecer a sua vida, o seu tempo, o seu espaço, o seu mundo, a sua vocação, a sua missão e mensagem.

PLANO DE AULA


1. OBJETIVOS DA LIÇÃO (extraído da Lição Bíblica)

-Conhecer a origem sacerdotal do profeta Jeremias.
-Explicar como se deu o chamamento do profeta Jeremias.
-Conscientizar-se de que somos um povo sacerdotal e profético.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: Jeremias 1.1-10

JEREMIAS, SUA VIDA

Os estudiosos datam o nascimento de Jeremias entre 640-647 a.C. Considerando o início de seu ministério profético por volta de 626, ele teria aproximadamente 20 anos na época em que foi comissionado. Nasceu em Ananote, cidade sacerdotal, cerca de 5 a 6 km a nordeste de Jerusalém. Era filho de Hilquias, que foi provavelmente o sumo sacerdote na ocasião da reforma de Josias. Hilquias foi também o bisavô de Esdras (Esdras 7.1). De linhagem sacerdotal "estava cônscio das responsabilidades tradicionais dos sacerdotes em relação à Lei, e de modo flagrante com que as desprezavam (veja 8.8)" (HARRISON, 1973, p. 28). Ellisen (1991, p. 230) nos apresenta alguns aspectos da vida do profeta:

JEREMIAS E O SEU MUNDO

Conforme Elissen (1991, p. 230-231), o contexto histórico, político e religioso de Jeremias pode ser compreendido da seguinte forma:

a) Contexto Político

Da perspectiva internacional havia um grande interesse das nações pela primazia do mundo. Assíria, Babilônia e Egito eram as mais envolvidas nesta questão. O poderio babilônico estava em plena ascensão.

No cenário nacional encontramos uma nação enfraquecida em todos os aspectos, tanto pelos pecados cometidos no passado, como pelos cometidos por aquela geração. O julgamento divino era iminente.

b) Contexto Religioso

Jeremias nasceu nos últimos anos do reinado de Manassés, quando esse rei procurou sem sucesso reformar a nação que levara à idolatria, derramamento de sangue e corrupção moral.

Como se pode observar nos comentários de Elissen, o cenário religioso da época do profeta se parece em muitos com o que contemplamos em nossa nação e no seio da igreja. Vejamos:

- Vivemos numa nação claramente idólatra. O culto aos ídolos está presente nas grandes religiões que se estabeleceram no Brasil. Apesar de dispensar as imagens de esculturas, a idolatria está presente na igreja das mais diversas formas: culto ao templo, culto aos pastores, cultos aos pregadores, culto à prosperidade e etc.;

- A violência impera nos grandes centros urbanos, com milhares de mortes diariamente, motivadas por toda sorte de futilidades. A violência na igreja manifesta-se de maneira específica no que chamo de violência passiva, ou seja, na falta de amor ao próximo, ou nas várias manifestações de atitudes egoístas e covardes;

- Em termos de corrupção moral, os grandes e constantes escândalos nacionais poupam as minha palavras. O grave é a participação de líderes cristãos em alguns destes escândalos, as alianças políticas feitas para benefício próprio, chegando inclusive a negociar o voto da igreja em troca de favores que quando não são ilegais, são no mínimo imorais. Tal corrupção já encontrou guarida na chamada "política eclesiástica", que em muitos lugares em nada difere da suja e imunda política secular praticada descaradamente em nosso país.

Estamos em tempos de crise.

JEREMIAS E A SUA VOCAÇÃO

O termo "vocação" pode ser definido da perspectiva teológica por "o chamado que Deus dirige ao homem a quem Ele escolheu para si e que destina a uma obra especial no seu plano de salvação e no destino do seu povo. Na origem da vocação há, portanto uma eleição divina; no seu termo, uma vontade divina a cumprir [...]" (DUFOUR apud CÉSAR, 2002, p. 21):

"Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações." (Jr 1.5)

Vocação, nos termos aqui tratado não é para quem quer, é para quem Deus chama.

Deus te vocacionou para ser professor, dirigente, obreiro, diácono, presbítero, evangelista, pastor, missionário, profeta ou para outra obra específica? Glorifica e exalta o nome dele, pois a vocação é dele, o preparo é dele, o poder é dele, a capacidade é dele, a graça é dele, a misericórdia é dele, a vontade é dele, tudo é dele e para Ele, amém!

JEREMIAS E A SUA MISSÃO

Chamado para ser profeta. Um profeta é um porta voz de Deus. Não fabrica mensagens. Seu compromisso é o de entregar a mensagem que Deus lhe deu, custe o que custar. Geralmente o preço é alto. Tempos de crise são tempos de profetas. O profeta é o último aviso e oportunidade de Deus para um povo rebelde e pecado, antes de julgar esse povo.

A missão de Jeremias era espinhosas. Ele seria, o que alguém chamaria hoje de alguém do "contra". Você já foi chamado de alguém do "contra"? Há dois tipos de pessoas do "contra". O primeiro tipo são aquelas revoltadas, maldizentes, murmuradoras, facciosas, semeadoras de contendas, instrumentos do diabo para tirar o sossego da igreja, do ministério e do pastor. Esse grupo não tem nada de Deus e Deus não tem nada com eles. O segundo tipo de pessoas do "contra" são os verdadeiros e corajosos profetas de Deus, aqueles que não recuam diante da ordem divina de denunciar o pecado e chamar o povo ao arrempedimento. Se você for do "contra", mas pertencer a esse segundo grupo, vá em frente. Deus irá com você e lutará por você. Não tenha medo, pois ninguém impedirá que você conquiste o que Deus estabeleceu para a sua vida:

"Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos. Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença. Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar." (Jr 1.16-19)


JEREMIAS E A SUA MENSAGEM


A mensagem do profeta Jeremias seria uma mensagem para arrancar, derribar, destruir e arruinar a idolatria, a violência, a arrogância, a soberba, a maldade, a indolência, o relativismo moral, o pluralismo religioso, a corrupção, o sistema falido e todo o tipo de pecado. Seria também uma mensagem que edificaria e plantaria os valores da aliança feita entre Deus e a nação, seu pacto, suas promessas, sua fidelidade. Seria uma mensagem de advertência, de juízo, de restauração e de esperança:

"Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares." (Jr 1.9-10)

Eu tenho uma mensagem para os milhares de profetas de Deus, preparados e levantados contra esta geração, espalhados por este Brasil afora:

- Saiba esperar o seu tempo. Apesar de você perceber a injustiça e a maldade no meio do povo de Deus e da nação é preciso saber perceber o momento de Deus para a sua vida;

- Enquanto Deus não te concede grandes espaços e oportunidades para levantar a tua voz, aproveite os espaços e oportunidades agora oportunizados;

- Mesmo que você não venha a alcançar uma projeção nacional ou mundial, entenda como campo de trabalho o lugar que Deus te colocou, onde ele te usa e usará;

- Nunca fale além daquilo que tiver convicção de que foi mensagem de Deus para os seus ouvintes;

- Nunca omita nenhuma palavra ou sentença que o Senhor te mandou proclamar, por qualquer razão que seja;

- Profetas de Deus são inteiramente cuidados, protegidos e direcionados por ele. Qualquer aparente perda que você vier a ter, desde que estejas na vontade de Deus, fará parte de um plano maravilhoso cuja mente humana não consegue alcançar;

- Profetas de Deus não são triunfalistas arrogantes. Você pode ser objeto de perseguição ferrenha, experienciar sofrimentos e privações nesta vida, ser "queimado" vivo na fogueira da exclusão, ser lançado na cisterna do esquecimento, ser esbofeteado por mãos ou palavras, pode inclusive ter a morte encomendada, mas saiba que na eternidade celebraremos a vitória e pelo Senhor seremos honrados com o devido galardão.

Temos em mãos uma lição bíblica que poderá sacudir as estruturas do atual sistema, desde que primeiro sacuda a nossa alma e estrutura, conduzindo-nos para uma vida de santidade e acendendo a chama profética em nossos corações.

Quero aproveitar este espaço, para parabenizar publicamente o pastor Claudionor de Andrade, escritor desta Lição Bíblica, pela riqueza do texto e dos comentários.


3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO


Procure apresentar para o aluno um quadro cronológico do ministério de Jeremias e um esboço do livro do profeta. Discuta com a classe as similaridades da época de Jeremias e a necessidade do ministério profético na atualidade dentro do contexto deste ministério do Novo Testamento.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.


5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS


- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
- Conheça melhor o Antigo Testamento, VIDA.
- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.
- Vocação: perspectivas bíblicas e teológicas, ULTIMATO.

Desejo a todos uma excelente Aula
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IMAGENS DO 1º ENCONTRO DE VASOS

Essa são imagens do 1º encontro de vaso na Igreja Evangelica Pentecostal casa de Oração de Anchieta, varias igrejas e grupos de louvores esteve presente nesse grande encontro que aconteceu no dia 27 de março de 2010.

Venha participar dos cultos Semanais, traga sua família para receber uma oração de milagre, visite nossa programação de cultos e venha!! você e nosso convidado especial.

Presbítero Andrei Ricardo.

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