;

.

MENSAGEM GRAVADA EM SP CAMPANHA DE LIBERTAÇÃO



.

"JESUS - O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO" 9º LIÇÃO


JESUS - O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO

Lição 9 - 29 de agosto de 2010

Texto Áureo: Lucas 24.44 E disse-lhes: São estas palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos salmos.
Leitura Bíblica em Classe: Atos 3.18-26

JESUS - PREFIGURADO EM TODO ANTIGO PACTO

1. O ANTIGO PACTO FALOU DO SOFRIMENTO DE CRISTO

* Foi anunciado o castigo que sofreria pelo mundo
- Atos 3:18 mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. Isaías 50.6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

* Foi anunciado que sua morte vicária traria cura - Atos 3:19a.. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, Isaías 53.6 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

* Foi anunciado que sua presença traria refrigério  -  Atos 3.19b..a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, Isaías 14.3 E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir.

2. O ANTIGO PACTO MOSTROU CRISTO COMO SALVADOR

* Foi declarado que ansiar sua vinda é nosso antegozo -  Atos 3.20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. Salmo 25.5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

* Foi declarado que que viria restaurar todas as coisas - Atos 3:21 ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade. Isaías 61.1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

* Foi declarado como o profeta que deve ser ouvido - Atos 3:22 Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. Jeremias 7.23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.

3. O ANTIGO PACTO REVELOU CRISTO COMO LIBERTADOR

* Foi escrito que viria estabelecer a nova ordem das coisas - Atos 3:23 Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo. Atos 3:24 E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.

* Foi escrito na aliança abraâmica a extensão de benção  -  Atos 3:25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra. Gênesis 26.4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;

* Foi escrito que ressuscitaria como benção de salvação - Atos 3:26 Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades. Jó 19.25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
.

IMAGENS DA 1º E 2º SEMANA DA CAMPANHA DA CHAVE DA VITÓRIA

Imagens da 1º e 2º semana da camapanha da Chave da Vitória. (E porei a chave da casa de David sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá.)
Pastor Romulo Fonseca (Preletor 1º semana)

Pastor Romulo Fonseca (Preletor 1º semana)

Pastor Romulo Fonseca

Presbítero Alexandro Santana (Preletor 2º semana)

O povo de Deus Recebendo Oração

Cantora Michele Patrícia

Momento Da Oração

Presbítero Alexandro Santana

Momento Da Oração

Presbítero Andrei Ricardo (Dirigente)

Venha participar da Grande campanha da Chave da Vitória, na proxima quinta feira será a  3º semana, você e nosso convidado Especial...

Presbítero Andrei Ricardo
.

" JOÃO BATISTA - O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO PACTO - 8º LIÇÃO


JOÃO BATISTA - O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO PACTO

Lição 8 - 22/08/2010

Texto Áureo: Lc 16.16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Leitura Bíblica em Classe: Mateus 11.7-15

QUEM FOI O PROFETA JOÃO BATISTA?


1.FOI A VOZ QUE CLAMOU NO DESERTO COM OUSADIA


* JOÃO um profeta investido de uma grande missão - Mateus 11:7 Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? João 1.7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

* JOÃO não era uma simples referência de curiosidade - Mateus 11:8 Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Marcos 1.6 E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.

* JOÃO não era para ser visto como mais um profeta - Mateus 11:9 Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. João 1.6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

2. FOI O ARAUTO QUE PREPAROU A ENTRADA DO REI

* É o profeta identificado como o precursor do Messias - Mateus 11:10 Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. - Marcos 1.3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

* Ele preparou o cenário para o personagem principal - Mateus 11:11 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. João 3.30 É necessário que ele cresça e que eu diminua

* Ele despertou o povo a ter um lugar no reino de Deus - Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Marcos 1.4 Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

3. FOI O PORTA VOZ QUE ANUNCIOU O SENHOR JESUS

* É o único que fez parte no estabelecimento do reino - Mateus 11:13 Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. Mateus 17.11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

* Ele viveu e atuou segundo o Espírito e poder de Elias - Mateus 11:14 E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Mateus 17.12 Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.

* Testificou acerca de Cristo marcando o seu ministério - Mateus 11:15 Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça. Mateus 3.11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelos textos bíblic
os da lição.
.

"OS FALSOS PROFETAS" LIÇÃO 7


OS FALSOS PROFETAS

Lição 7 - 15/08/2010

Texto Bíblico: Dt 18.22 Quando o o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba o falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

Leitura Bíblica em Classe: Jeremias 28.2-4, 12-15

PELOS FRUTOS SE CONHECE O FALSO E O VERDADEIRO PROFETA

1. DEUS É QUEM CREDENCIA TODOS OS SEUS PORTA-VOZES

* Ele não usa profetas para ser contador de ilusões - Jeremias 28.2 Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei de babilônia. 2 Pedro 2.14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;

* Ele não usa profetas para falar o que sente ou pensa - Jeremias 28.3 Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da casa do SENHOR, que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei de babilônia, levando-os a babilônia. Jeremias 23.16 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.

* Ele não usa profetas para falar o que o povo deseja - Jeremias 28.4 Também a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e a todos os do cativeiro de Judá, que entraram em babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o SENHOR; porque quebrarei o jugo do rei de babilônia. Jeremias 5.31 Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?

2. DEUS VELA PELA SUA PALAVRA PARA A FAZER CUMPRIR

* Todo falso profeta terá seu julgamento pela sua insolencia - Jeremias 28.12 Mas veio a palavra do SENHOR a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço de Jeremias, o profeta, dizendo: Mateus 12.37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

* Os juízos que estão decretados não podem ser revogados - Jeremias 28.13 Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Jugos de madeira quebraste, mas em vez deles farás jugos de ferro. Mateus 5.17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

* Tudo que é determinado pelo poder divino vai acontecer - Jeremias 28.14 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei de babilônia, e servi-lo-ão, e até os animais do campo lhe dei Isaías 14.24 O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.

3. DEUS ALERTA ATENÇÃO QUANTO AOS FALSOS PROFETAS

* Cuidado ele é mensageiro de seus próprios desejos e esperanças - Jeremias 28.15a... E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o SENHOR, Romanos 16.18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

* Cuidado ele convence muitos a confiar no seu otimismo enganador - Jeremias 28.15b..mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. 2 Timóteo 3.5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

* Cuidado eles são rebeldes e levam o povo a viver na materialidade - Jeremias 28.16 portanto, assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o SENHOR. Mateus 7.15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

.

" O INDIVIDUO QUE FOI A JESUS E SAIU PIOR DO QUE CHEGOU"


Muitas pessoas foram ao encontro de Jesus. Muitas foram transformadas, curadas, libertas e abençoadas. Mas, será que é possível uma pessoa ir até Jesus e sair pior do que chegou?A resposta é sim. O jovem rico (Mt 19.16)

tinha tudo para ser feliz, mas tornou-se, o único indivíduo que encontramos no evangelho, que saiu pior do que chegou. Mesmo sendo amado por Jesus, desperdiçou a maior oportunidade de sua vida. A despeito de ter vindo à pessoa certa, ter abordado o tema certo e recebido a resposta certa, ele tomou a decisão errada. Amou mais o dinheiro que a Deus; amou mais os prazeres transitórios do pecado do que a salvação da sua alma.


Ele desprezou todas qualidades que possuía:

1) Ele era jovem (Mt 19.20)

Esse jovem estava no alvorecer da vida. Tinha toda a vida pela frente e toda a oportunidade de investir seu futuro no reino de Deus. Tinha saúde, forças e sonhos. Os jovens têm entusiasmo, projetos e grandes oportunidades pela frente. Ele poderia aproveitar esta bela fase da vida para agradar a Deus, servir ao Eterno e ser uma benção para sua família e a sociedade em que convivia.

Quantos jovens estão destruindo suas vidas neste exato momento? Há milhões destes espalhados pelo mundo, que estão nas drogas, na prostituição, sem vida, sem esperança, sem salvação eterna! Não podemos em hipótese nenhuma desprezar o que o sábio Salomão disse em Eclesiastes 12.1.

2) Ele era riquíssimo (Lc 18.23)

Esse jovem possuía tudo o que este mundo podia lhe oferecer: casa, bens, conforto, luxo, banquetes, festas e dinheiro. Ele era dono de muitas propriedades. Nos dias hodiernos, as moças diriam, que ele seria um ótimo “partido” para um casamento. Afinal, quem não gostaria de ter conforto, bens e dinheiro?

Muitas pessoas trabalham arduamente a vida toda e não conseguem sequer comprarem uma casa própria. Esse jovem, no alvorecer da vida, já era riquíssimo. Deus o havia favorecido e derramado sobre ele privilégios sem conta.


3) Ele era sedento espiritualmente (Mc 10.20; Mt 19.20)

Depois de dizer a Jesus que era um observador da lei, perguntou: “...que me falta ainda?”. Note que seu coração não estava satisfeito com coisas. Ele queria algo mais. Tinha sede das “coisas” eternas. Seu dinheiro, sua reputação e sua liderança não preencheram o vazio da sua alma.

Na verdade, tem pessoas que são tão pobres, que a única coisa que elas têm é dinheiro. Ser rico não basta; ser honesto não basta; ser religioso não basta. Nossa alma tem sede de Deus.

Já dizia o ilustre Agostinho: “Senhor, tu nos fizeste para ti mesmo, e inquieto está o nosso coração, enquanto não descansar em ti”

4) Ele era sedento da salvação (Mc 10.17)

Sua pergunta a Jesus foi enfática: “... Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Ele estava ansioso por algo mais que não havia encontrado no dinheiro. Sabia que não possuía a vida eterna, a despeito de viver uma vida aparentemente correta aos olhos dos homens.

Ele queria mais do que as riquezas da terra; desejava os tesouros do céu. Ele tinha sede de ser salvo. E você prezado leitor [a], possui a vida eterna? Você quer uma mudança em sua vida? Você deseja preencher o vazio existencial da sua vida? Vá até Jesus, somente Ele pode te salvar e dar um verdadeiro sentido à sua vida.

5) Ele foi à pessoa certa, da maneira certa (Mc 10.17)

Ele foi a Jesus, o único que pode salvar. Este jovem não buscou atalhos, mas o único caminho que podia levá-lo a Deus. Foi a Jesus com pressa. Correu ao encontro de Jesus. Tinha urgência para salvar a sua alma. Foi a Jesus de forma reverente. Ajoelhou-se diante do Deus Eterno. Humilhou-se e demonstrou ter um coração quebrantado. Ele foi amado por Jesus (Mc 10.21). Jesus viu seu conflito, seu vazio, sua necessidade e o amou.

No entanto, a despeito de tudo isso, o jovem rico demonstrou que estava enganado sobre a salvação. Pensou que era uma questão de mérito. Estava enganado a respeito de si mesmo. Julga-se um observador da lei de Deus e não um transgressor dela. Pensou que, observando determinados preceitos externos, estaria quite com a lei de Deus.

Todavia, aquele que sonda e conhece os corações, viu, porém, não apenas seus atos, mas o seu coração. Aquele jovem não apenas possuía dinheiro, era possuído por ele. O dinheiro era seu deus. Jamais poderia servir a Deus e às riquezas (Mamom). Ele deu mais valor à riqueza que se ajunta na terra do que os tesouros infinitos do céu. Ele rejeitou a salvação por amor ao dinheiro. Ele saiu triste da presença de Jesus, porque amou mais a terra do que o céu, mais o dinheiro do que a vida eterna, mas a si mesmo do que a Jesus!

Oração: Deus Eterno, não permita que as futilidades da vida, meus predicados morais, venham a impedir de ter um encontro verdadeiro contigo. Que eu não venha a desprezar tão grande salvação, por coisas terrenas, efêmeras e transitórias. Em nome de Jesus, o único Senhor e Salvador. Amém!

Fonte: Supremacia das Escrituras
.

"PROFETAS MAIORES E MENORES" LIÇÃO 6


PROFETAS MAIORES E MENORES

Lição 6 - 08/08/2010

Texto Áureo: Lc 24.27. "E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras"

Leitura Bíblica em Classe - Romanos 9.25-29 -

IMPORTA QUE TODOS PROFETAS FOCALIZARAM CRISTO

1. A APOLOGIA DE CRISTO NA MENSAGEM PROFÉTICA

* O Israel embotado não teve sentido de percepção em Cristo - Romanos 9.25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. Isaías 49.22 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros.

* O Israel embotado não puderam compreender quem é Cristo - Romanos 9.26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. Oséias 2.23 E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!

* O Israel embotado não foram sensíveis para o amor de Cristo - Romanos 9.27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Romanos 11.32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

2. A APOLOGIA DE CRISTO NOS DESIGNÍOS DIVINOS

* Pelos desígnios divinos o Filho teria um caminho de sofrimento - Romanos 9.28a... Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; Filipenses 1.6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

* Pelos desígnios divinos o Filho seria oferecido em sacrifício - Romanos 9.28b...porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. Hebreus 9.28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

* Pelos desígnios divinos o Filho salvaria almas da perdição - Romanos 9.29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra. Gálatas 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

3. A APOLOGIA DE CRISTO AOS ESCRITOS SAGRADOS

* As escrituras revelavam a extensão da justiça divina – Romanos 9.30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé v.31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.

* As escrituras mostram um povo cego caindo em Cristo – Romanos 9.32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; . I Pedro 2.7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

* As escrituras O coloca como o único meio de salvação – Romanos 9.33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido Atos 4.12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

BOA AULA!!
.