;

.

" OTRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA" 12º LIÇÃO


O TRIPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA

Lição 12 – 19 de setembro de 2010

Texto Áureo: 1 Co 14.3. "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação"

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 12.4-10; 14.1-5


TODOS OS DONS VISAM O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DA IGREJA

1. O PRIMEIRO PRÓPOSITO DA PROFECIA É PROMOVER EDIFICAÇÃO

* Edificar vidas com mentes diferentes exige pluralidade de dons - I Coríntios 12.4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. I Pedro 4.10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

* Edificar vidas no serviço espiritual exige diversidade de ministérios - I Coríntios 12.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Romanos 12.6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

* Edificar vidas não é por persuasão mas como o Espírito quer operar - I Coríntios 12.6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder

2. O SEGUNDO PROPÓSITO DA PROFECIA É PROMOVER EXORTAÇÃO

* Dons espirituais não dependem de nossa própria escolha - I Coríntios 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. I Coríntios 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

* Dons espirituais são para transmitir coisas profundas de Deus - I Coríntios 12.8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; I Coríntios 2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

* Dons espirituais operam a reflexão sobre realidades da alma - I Coríntios 12.9 e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; I Coríntios 12.10 e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

3. O TERCEIRO PROPÓSITO DA PROFECIA É PROMOVER CONSOLAÇÃO

* Todo dom espiritual só é real quando o amor está presente - I Coríntios 14.1 Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. I Coríntios 13.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

* Todo dom espiritual só é real quando usado com entendimento - I Coríntios 14.2 Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. I Coríntios 14.19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

* Todo dom espiritual só é real pela fidelidade em seu propósito - 1 Coríntios 14.4 O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Efésios 4.16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
.

0 comentários:

Postar um comentário