;

.

"PROFETAS MAIORES E MENORES" LIÇÃO 6


PROFETAS MAIORES E MENORES

Lição 6 - 08/08/2010

Texto Áureo: Lc 24.27. "E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras"

Leitura Bíblica em Classe - Romanos 9.25-29 -

IMPORTA QUE TODOS PROFETAS FOCALIZARAM CRISTO

1. A APOLOGIA DE CRISTO NA MENSAGEM PROFÉTICA

* O Israel embotado não teve sentido de percepção em Cristo - Romanos 9.25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. Isaías 49.22 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros.

* O Israel embotado não puderam compreender quem é Cristo - Romanos 9.26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. Oséias 2.23 E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!

* O Israel embotado não foram sensíveis para o amor de Cristo - Romanos 9.27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Romanos 11.32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

2. A APOLOGIA DE CRISTO NOS DESIGNÍOS DIVINOS

* Pelos desígnios divinos o Filho teria um caminho de sofrimento - Romanos 9.28a... Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; Filipenses 1.6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

* Pelos desígnios divinos o Filho seria oferecido em sacrifício - Romanos 9.28b...porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. Hebreus 9.28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

* Pelos desígnios divinos o Filho salvaria almas da perdição - Romanos 9.29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra. Gálatas 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

3. A APOLOGIA DE CRISTO AOS ESCRITOS SAGRADOS

* As escrituras revelavam a extensão da justiça divina – Romanos 9.30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé v.31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.

* As escrituras mostram um povo cego caindo em Cristo – Romanos 9.32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; . I Pedro 2.7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

* As escrituras O coloca como o único meio de salvação – Romanos 9.33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido Atos 4.12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

BOA AULA!!
.

0 comentários:

Postar um comentário