;

.

" PROFECIA E MISTICISMO" 4º LIÇÃO


LIÇÃO 4 – PROFECIA E MISTICISMO

Texto Áureo: "Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o DEUS de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais" (Jr 29.8).

Leitura Bíblica em Classe: Deuteronômio 13.1-5; 18.10-12 Dt 13.1-5 Dt 18.10-12 -

O LADO BENIGNO E O MALIGNO DO MISTICISMO

1. AS ARTIMANHAS DE UM PROFETA MISTIFICADOR


* Falam as profecias que o povo procura - Deuteronômio 13.1 Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, I Timóteo 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

* Falam as profecias que agradam o povo - Deuteronômio 13.2 e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, Hebreus 13.9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

* Falam as profecias que o povo deseja - Deuteronômio - 13.3 não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso DEUS, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso DEUS, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. Isaías 30.10 Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.

2. AS MALIGNIDADES DE UM PROFETA FRAUDULENTO

* Suas atitudes são monitoradas por demônios - Deuteronômio - 18.10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, Mateus 24.11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

* Suas pretenções são inspiradas por demônios - Deuteronômio 18.11 nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, Jeremias 9.3 E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o SENHOR.

* Suas práticas são impulsionadas por demônios - Deuteronômio - 18.12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu DEUS, as lança fora de diante de ti. 2 Pedro 2.2 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

3. AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROFETA VERDADEIRO

* Ele fala somente o que é confirmado pelo Senhor - Deuteronômio - 13.4 Após o SENHOR, vosso DEUS, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. Jeremias 23.31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.

* Ele sabe as consequências de ser contra o Senhor - Deuteronômio - 13.5a.. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR, vosso DEUS, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, Mateus 7.22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

* Ele tem ousadia para falar em nome do Senhor - Deuteronômio - 13.5b.. para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso DEUS, para andardes nele; assim, tirarás o mal do meio de ti. Tiago 5.10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

Estudo elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição
.

0 comentários:

Postar um comentário