;

.

" A AUTENTICIDADE DA PROFECIA" 5º LIÇÃO


A AUTENTICIDADE DA PROFECIA

Lição 5 - 01/07/2010

Texto Bíblico: Miquéias 5.2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Leitura Bíblica em Classe: Isaías 53.2-9

A VITÓRIA DE CRISTO TORNOU TUDO AUTÊNTICO


1. CRISTO A PERSONIFICAÇÃO DA LINHAGEM DAVÍDICA


* Não tinha a característica de um conquistador - Isaías 53.2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Zacarias 9.9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

* Não recebeu a receptividade de um filho de rei - Isaías 53.3 Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. João 1.11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

* Não teve unanimidade na sua missão sacrificial - Isaías 53.4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de DEUS e oprimido. João 6.66 Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

2. CRISTO A ÚNICA ESPERANÇA DE UM FUTURO PROMISSOR

* A vara divina o castigou ferindo-o em nosso lugar - Isaías 53.5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. I Pedro 3.18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

* Ele sacrificou a sua vida no lugar das suas ovelhas - Isaías 53.6 Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. João 10.11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

* Ele foi morto em concordância com o plano divino - Isaías 53.7 Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

3. CRISTO E SUA PREEXISTÊNCIA ATESTADA NA SUA MORTE

* A sua vida terrena foi tirada mas não a sua eternidade - Isaías 53.8a... Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Hebreus 13.8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

* Os seus propósitos salvíficos exigia terriveis sofrimentos - Isaías 53.8b...- Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. I Pedro 2.24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

* Teve honra no sepultamento e vitória pelo túmulo vazio - Isaías 53. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Marcos 16.6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.

Comentários tirados da Lição.

BOA AULA!!
.

0 comentários:

Postar um comentário