;

.

PAULO, UM MODELO DE LIDER SERVIDOR 7º AULA

A segunda parte de nosso subsídio sobre a Lição 7, do 1º trimestre de 2010, tratará sobre o tema "Liderança Servidora".

PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO

- Conscientizar-se de que o líder-servidor não age egoisticamente, antes serve ao povo de Deus com espírito voluntário.
- Compreender que o líder na Igreja de Cristo precisa estar pronto para enfrentar as dificuldades inerentes aos ministério.
- Identificar quais são as armas de ataque e defesa de um líder servidor.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: 2 Co 6.1-10


O QUE É LIDERANÇA?


"Liderança é influência, isto é, a habilidade de uma pessoa influenciar a outros " (SANDERS, 1985, p. 20). Sanders baseia estadefinição de liderança em outros conceitos, como, por exemplo:

"Liderança é a capacidade e desejo de unir homens e mulheres num propósito comum, e o caráter que inspira confiança." (Lord Montgomery)

"Liderança pode ser definida como sendo aquela qualidade, num homem, que inspira suficiente confiança a seus subordinados de modo a aceitarem suas idéias e obedecerem a seu comando."(Almirante Nimitz)

"Há apenas três tipos de pessoas no mundo: aquelas que não se mexem, as que são movíveis, e as que movem os outros." (Li Hung Chang)

"Líder é um homem que conhece o caminho, e sabe manter-se à frente, trazendo outros após si." (John R. Mott)

Em termos de liderança espiritual, a influência é resultado não apenas da personalidade do líder, mas, também, da ação do Espírito Santo em sua vida (Idem, p. 21).

Concordando com Sanders, Maxwell (2003, p. 63) afirma que "A verdadeira medida da liderança é a influência - nada mais, nada meno. Se não tiver influência, nunca será capaz de liderar outros. Em seus livro "Segredos da Liderança: o que todo líder precisa saber" e "Como tornar-se uma pessoa de influência", Maxwell fala-nos dos níveis de liderança (influência) e de como aumentar e desenvolver a nossa liderança. Ele, resumindo afirma (Idem, p. 73-79) que:

- No primeiro nível as pessoas seguem você porque têm de fazê-lo (Influência baseada no título ou cargo que você ocupa);
- No segundo nível as pessoas seguem você porque é o que desejam (Influência baseada num bom relacionamento com as pessoas);
- No terceiro nível as pessoas seguem você em razão daquilo que fez pela organização (Influência baseada nos bons resultados alcançados pela organização);
- No quarto nível as pessoas seguem você em razão daquilo que fez por elas (Influência baseada na habilidade de capacitar e conduzir outros aos crescimento e ao sucesso pessoal, profissional ou ministerial);
- No quinto nível as pessoas seguem você em razão de quem é e do que representa (Influência baseada em anos promovendo o crescimento de pessoas e organizações).


Chiavenato (1999, p. 558) corrobora definindo liderança como "uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos."

A liderança não deve ser confundida com a posição ou cargo que se ocupa. É possível ter um cargo e não ser líder, ou seja, não exercer influência positiva.


A LIDERANÇA SERVIDORA

"Liderança Servidora" é um conceito extraído do tipo de liderança enfatizada e demonstrada por Jesus:

"Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muito." (Mt 20.25-28, ARA)

A Bíblia da Liderança Cristã (SBB, p. 2007, p. 832), em seu comentário sobre o texto acima afirma que:

"Jesus lhes falou abertametne que seu estilo de liderança está em completo contraste com o do mundo. Ele ensinou que o maior deve ser o que serve. A responsabilidade cresce e os direitos diminuem."

Sanders (Ibdem, p. 9) declara que:

"No início de qualquer estudo de liderança espiritual, é essencial que o princípio mestre, enunciado por Deus, seja compreendido com clareza e obedecido com fidelidade. A verdadeira grandeza, a verdadeira liderança, não é alcançada conseguindo a sujeição das pessoas ao nosso serviço, mas mediante nossa consagração ao serviço às pessoas. Isto nunca acontecerá sem que haja um preço a ser pago. Envolve a necessidade de beber o cálice amargo e experimentar o doloroso batismo do sofrimento. O verdadeiro líder espiritual está infinitamente mais interessado no serviço que ele pode prestar a Deus, e a seus companheiros, do que nos benefícios e prazeres que ele poderia extrair da vida. Seu objetivo é servir á vida, e não aproveitar-se dela."

E ainda:

"ao declarar que a primazia na liderança advém pela primazia no serviço, jesus não tinha em mente meros atos de serviço, porquanto estes podem ser desempenhados por motivos duvidosos. Cristo tinha em mente o espírito de servitude, como quando ele declarou 'Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve´(Lc 22.27)." (Ibdem , p. 17)

Na obra "O Último Degrau da Liderança: descobrindo os segredos da liderança de Jesus", (Wilkes, 1999, p. 22, 30) comenta:

"Para Jesus, o modelo de liderança era o serviço. Ele jamais serviu a si mesmo. Num primeiro momento, liderou como servo do Pai celestial, o qual lhe dera a missão. Se observarmos a vida de Jesus de um nível mais elevado, veremos que tudo o que ele fazia estava a serviço de sua missão. sua missão pessoal era servir, não à sua própria vontade, mas à vontade do Pai. [...] Servo e líder destacam como modelo para aqueles a quem foi confiado o bem-estar de um grupo. os líderes que seguem o exemplo e os ensinamentos de Jesus liderarão primeiro como servos."

O livro " O Monge e o Executivo", campeão de vendas por um longo período no mercador editorial e livresco brasileiro, tem a sua idéia principal fundamentada no modelo de liderança servidora de Jesus. Nele encontramos o seguinte diálogo:

"O pregador de repente exclamou: - Acabo de ter uma pequena revelação e preciso fala. Se bem me lembro, Jesus simplesmente disse que para liderar você deve servir. Acho que você poderia chamar isso de liderança a serviço. Lembre-se, Jesus não usava o estilo de poder simplesmente porque não tinha poder. O rei Herodes, Pôncio Pilatos, os romanos, toda aquela gente tinha poder. Mas Jesus possuía muita influência, o que Simeão chama de autoridade, e é capaz de influenciar pessoas até os dias de hoje. Ele nuna usou o poder, nunca forçou ou coagiu ninguém a segui-lo.

- Simeão, eu preferia ouvir você falar sobre seu próprio sucesso como líder - a treinadora sugeriu. - Como é que você descreveria seu estilo de liderança?

- Devo confessar que é um estilo copiado de Jesus, mas estou feliz por compartilhá-lo com você. Eu o recebi de graça, por isso o darei de graça - ele disse com um sorriso divertido." (HUNTER, 2004, p. 61-62)

O apóstolo Paulo, como bom imitador do Mestre (1 Co 11.1), seguiu o seu modelo de liderança servidora.

Que o Senhor nos ajude a colocar em prática esses princípios.

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Você pode utilizar alguns "Testes de Liderança" conforme os links abaixo para dinamizar a aula, lembrando sempre que a liderança espiritual é um dom de Deus (1 Tm 1.12-17; 2 Tm 1.8-11), mas, que precisar ser desenvolvida:

TESTE: ESTOU NO CAMINHO DA LIDERANÇA?
TESTE DE POTENCIAL DE LIDERANÇA
VOCÊ É UM LÍDER?

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, cartolina, pincel ou giz.

5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- Bíblia da Liderança Cristã, SBB.
- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.
- 21 minutos de poder na vida de um líder, Thomas Nelson Brasil.
- Como tornar-se uma pessoa de influência, CPAD.
- Liderança Espiritual: os atributos que deus valoriza na vida de homens e mulheres para exercerem liderança, Mundo Cristão.
- O monge e o executivo: uma breve história sobre a essência da liderança, Sextante.
- O último degrau da liderança: descobrindo os segredos da liderança de Jesus, Mundo Cristão.
- Paulo, o líder, Editora Vida.
- Segredos da liderança, Mundo Cristão.

Boa aula!
.

0 comentários:

Postar um comentário